I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 1 de maio de 2012

8 PRESOS FOGEM DE CADEIA PÚBLICA EM TAUÁ (CE)


Oito presos fugiram da cadeia pública de Tauá, a 345 quilômetros de Fortaleza, nesta terça-feira (1º), segundo o administrador da unidade prisional, Taumaturgo Andrade. De acordo com ele, os presos cavaram um buraco na parede por volta de 11h30, no momento em que é realizado o banho de sol. "A polícia veio só abrir para para o banho de sol e saiu. A minha orientação é que só é para fazer o banho de sol quando há policial. Nesse caso teria de ser encerrado o banho de sol", afirmou.

O pátio onde é feito o banho de sol é vizinho a um terreno baldio, separado apenas por um muro de tijolo simples, segundo o Taumaturgo. Além disso, ele afirma que o agente do Pró-Cidadania, programa do governo para reforçar a segurança em municípios do interior, que faz a segurança na guarita da cadeia, também não compareceu ao trabalho nesta terça-feira, feriado do dia do trabalho. "Havia somente um agente prisional fazendo todo o serviço. No horário da fuga, o agente estava recebendo alimentação externa das famílias para os presos", explicou.


'Falta de estrutura'

Todos ainda se encontram foragidos. O adminstrador da cadeia informou que o comandante da região acionou viaturas e policiais de folga e policiais de outras cidades para fazer a busca dos presos.

Taumaturgo reclama que, além da falta de gente, a estrutura do local também é precária. Uma cela possui em média 27 presos, mas a capacidade é para sete. Ainda segundo dados da administração da cadeia, para a área interna de todas as celas é de 131 m² havia 85 presos, antes de fuga."De acordo com a quantidade de metros cúbicos, deveria abrigar 22 presos. Por lei, Seriam 6 metros quadrados para cada preso", afirmou.

Além disso, acrescenta o administrador da cadeia, a unidade antiga não foi construída com os padrões atuais. "É mal localizada no centro da cidade, a parede é frágil, de um tijolo. Há ainda deficiência de material humano", argumenta. Apesar disso, Taumaturgo informou que não havia fuga na unidade há quase três anos e meio. "Em 2010, a gente conseguiu barrar 11 tentativas de fuga".

Ele explicou ainda que não há agentes penitenciários suficientes e que apenas um faz o plantão na cadeia, quando seriam necessários pelo menos três. "Mas vão iniciar um curso de formação no dia 21 de maio. Não tenho informação oficial. Sei que foi feito concurso". Taumaturgo lembra que há um projeto para fazer uma cadeia para 125 presos, "há muito tempo". Ele acrescentou que existe ainda deficiência de policiamento na região. "Não por negligência do comando, mas porque não tem policial destacado para esse quarteil. Quando era para ter no mínimo três policiais para fazer segurança armada, só tem dois", disse.
FONTE: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics