I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 9 de março de 2012

"NÃO DORMI", DIZ IDOSA RETIDA NA ESPANHA


“Não quero mais voltar, pra mim acabou essa coisa de Espanha”. É o que diz em entrevista por telefone ao G1 a aposentada Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, que ficou três dias retida em um aeroporto. O motivo, de acordo com o consulado no Brasil, é que ela não tinha uma carta convite obrigatória para quem ingressa no país com hospedagem na casa de alguém.

A aposentada mora há 16 anos em Sumaré, interior de São Paulo, e retornará para casa nesta quinta-feira (9), onde reside com um neto e a esposa dele. Após retornar ao Brasil, Dionísia ficou na casa de parentes em São Paulo, que vão levá-la de carro para casa. “Fiquei tomada de dor, não dormi e emagreci”, conta.

A senhora conta ainda que ficou três dias em uma sala com outras pessoas e “era a única idosa”. Só pôde sair duas vezes, acompanhada de dois policiais, para consultar um médico no próprio aeroporto, pois se sentia mal. O idioma também foi um problema, já que, de acordo com ela, ninguém no local falava português para auxiliá-la.

“Eu ficava quieta no meu canto e também não pude tomar banho”, conta. Outra dificuldade relatada por Dionísia é que ela não conseguia comer o que era oferecido no aeroporto. Ela passaria dois meses na Espanha para visitar a filha. Era a primeira vez que viajava de avião e, apesar do trauma no aeroporto, diz que gostou da experiência.

Consulado
De acordo com o consulado, que diz ter acompanhado todo o processo, sua filha e genro "residem na Espanha de forma ilegal e têm ordem de expulsão", e, portanto, "não puderam ir a uma delegacia para fazer a 'carta-convite' que é exigida para que um estrangeiro que vá se alojar em casa de parentes possa entrar na Espanha".
Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, que foi deportada pela imigração (Foto: Reprodução)

Ainda segundo o consulado, "foram oferecidas pelas autoridades espanholas duas possibilidades: ou comprar passagem para volta imediata, ou esperar pelo próximo voo da Air China (pela qual tinha vindo) dentro de três dias, ou seja, até hoje pela manhã, sem custo adicional. Segundo as autoridades, ela preferiu a segunda opção, e retornou hoje (dia 8) pela manhã."

O Ministério das Relações Exteriores informou ao G1 que Dionísia não cumpriu com alguns requisitos exigidos pela Espanha a brasileiros que desejam entrar no país, apesar de o visto não ser obrigatório.

O Itamaraty informou que entrou em contato com o consulado brasileiro em Madri para que a idosa recebesse atendimento especial enquanto aguardava o retorno ao Brasil no aeroporto. De acordo com a assessoria, há um diálogo entre os dois países para que haja transparência sobre os critérios exigidos.

A assessoria informou ainda que o Brasil não pode intervir nestas decisões, pois são soberanas. O que o governo pode fazer, afirma, é verificar se o brasileiro recebe no aeroporto toda a assistência necessária.

A partir de abril, segundo o ministério, será adotada a política de reciprocidade. Assim, os espanhóis que desejarem entrar no Brasil deverão preencher os mesmos critérios exigidos aos brasileiros que vão para a Espanha.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics