I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NÚMERO DE MORTES VIOLENTAS NO CEARÁ, CRESCE MAIS DE 100% EM 10 ANOS.

O índice de homicídios no Ceará em 2010 aumentou em relação ao registrado em 2009, segundo a pesquisa Mapa da Violência 2012, divulgada pelo Instituto Sangari, nesta quarta-feira (14). Os resultados são obtidos por meio dos dados do Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa, em 2010 foram contabilizadas 2.514 mortes violentas no Estado contra 2.168 de 2009.

Em dez anos os casos de mortes causadas por violência teve aumento de 104% no Ceará. No ano 2000, foram contabilizados 1.229 homicídios.

O resultado colocou o Ceará na 14ª colocação em número de óbitos a cada 100 mil habitantes. O Estado chegou a ocupar o 17º lugar no ano 2000. Levando em conta apenas a região Nordeste, o Ceará está na 6ª posição na taxa de mortes violentas.

Os Estados que lideram o ranking são Alagoas, Espírito Santo e Pará. Já os que ocupam as últimas posições são o Piauí, São Paulo e Santa Catarina.
Aumento em municípios menores

Em relação ao ano 2000, diminuiu o número de municípios que não registraram nenhum homicídio durante o ano. Apenas 27 cidades cearenses conseguiram tal feito em 2010. Em contrapartida, aumentou o número de municípios que obtiveram taxas acima da média nacional, de 11 para 46, que equivale a 25% do Estado.

No Ceará houve uma forte dispersão do foco de violência. Houve crescimento no número de casos em 90 municípios entre 5 mil e 20 mil habitantes, como Antonina do Norte, São João do Jaguaribe, Jaguaribara e Jijoca de Jericoacoara.

Capitais

Dentre as capitais, Fortaleza ocupa a 12ª colocação levando em conta a taxa de mortes violentas. Foram registrados 45,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes na maior cidade do Ceará.
Maceió-AL, João Pessoa-PB e Vitória-ES lideram entre as capitais mais violentas. O índice de mortes é menor em Palmas-TO, Campo Grande-MS e São Paulo-SP, que ocupa a última posição na lista.

Brasil

Segundo o Mapa da Violência, foram registrados 49.932 mortes violentas no Brasil em 2010. O número caiu em relação a 2009, quando foram contabilizadas 51.434 mortes. Porém ainda é bem superior ao da primeira pesquisa, realizada em 1980 que registrou 13.910 casos.

Apesar da redução, o número de pessoas vítimas da violência no país é maior do que a de alguns conflitos como as Guerras da Chechênia e do Golfo. O índice de mortes também é maior do que os apresentados em países como Iraque, Sudão e Afeganistão, que atualmente enfrentam conflitos armados.

Entre os fatores apontados para o número elevado de mortes está a violência gerada pelo tráfico de drogas. Confira o Mapa da Violência 2012 na íntegra clicando aqui. mapa da violencia

AUTOR: Jangadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics