I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

NO CEARÁ, 84% DOS HOMICÍDIOS FORAM POR ARMA DE FOGO

Dados do Ministério da Saúde indicam que 35.233 brasileiros morreram, em 2010, vítimas de ferimentos à bala. O Ceará ocupa a 20ª posição no ranking de entrega de revólveres

Em Fortaleza, 11 dos 14 postos cadastrados na Campanha Nacional do Desarmamento ainda não estão ativos.

As mortes violentas já viraram rotina nas grandes cidades brasileiras. Em Fortaleza, a realidade não é diferente. Os homicídios crescem dia após dia e a maioria deles são cometidos por arma de fogo. A afirmação é baseada em um levantamento realizado pelo Diário do Nordeste a partir do acompanhamento que é feito initerruptamente dos casos de homicídio no Estado.

De janeiro a novembro deste ano, em Fortaleza e Região Metropolitana, já foram registrados 1.644 homicídios, destes 1.384 foram por arma de fogo, o que representa 84% do total. O mês que registrou a maior quantidade de homicídios foi novembro, contabilizando 187 assassinatos, sendo que 140 cometidos por armas de fogo. Em seguida, aparecem janeiro com 186 homicídios, destes 157 por arma de fogo, e outubro que registrou 179 mortes violentas e 156 por arma de fogo.

Apesar da pesquisa mostrar que a taxa de crimes violentos continua alta na Capital, a campanha de desarmamento no Estado não avança como deveria. Isso porque 11 dos 14 postos de entrega de armas ainda não estão funcionando no Ceará.

Segundo Duda Quadros, coordenador da campanha do desarmamento voluntário no Estado e membro da Rede Desarma Brasil, no último dia 9 de setembro, o Ceará assinou um acordo de cooperação, no qual o governo do estado se comprometia em criar 11 novos postos de coleta de armas, além dos três já existentes para fortalecer a campanha nacional de desarmamento. Conforme explica, durante a cerimônia, o governador Cid Gomes ofereceu aumentar o incentivo financeiro garantido pelo governo federal na devolução das armas, que atualmente varia entre R$ 100,00 e R$ 300,00.

Entretanto, para que esse novo incentivo seja aceito é preciso que seja votado na Assembleia Legislativa, enquanto isso os postos permanecem sem funcionar. "Os postos deveriam estar funcionando desde outubro. Quanto mais o tempo passa mais vidas são interrompidas".

O resultado dessa lenta campanha, segundo dados de novembro da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ministério da Justiça, é o Ceará ocupando a 20ª posição no ranking de arrecadação de armas com apenas 576 armas arrecadas. O primeiro lugar na mesma proporção está o Rio Grande do Sul com 4.091 armas, em seguida Pernambuco (2.037), Rio de Janeiro (3.560) e São Paulo (8.842). Em último lugar ficou o Maranhão com 169 armas.

A campanha registrou neste ano 29.838 armas doadas voluntariamente no País, o que corresponde a uma média de 15,65 a cada 100 mil habitantes. No Ceará, esta média é de 6,82 na mesma proporção. Conforme Duda Quadros, circulam no Ceará cerca de 240 mil armas e a maioria delas nas mãos de pessoas do bem. É focando nessas pessoas que surgiu a campanha do desarmamento. "Muitos crimes são cometidos por cidadãos comuns. A ação é para evitar o fácil acesso à armas de fogos em momentos de conflitos".

Realidade nacional

Dados do Ministério da Saúde indicam que 35.233 brasileiros morreram, em 2010, vítimas de armas de fogo. O número corresponde a 70,5% dos 49.932 assassinatos cometidos. Se considerados os suicídios, os acidentes e mortes de intenção indeterminada, as armas de fogo foram responsáveis pela morte de mais de 38 mil pessoas. O estudo é do Sistema de Informações de Mortalidade publicado pelo Ministério.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics